A Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) transferiu 19 armas e munições do patrimônio da UFMS para a Prefeitura Municipal de Campo Grande. De acordo com a instituição, o ato faz parte do acordo de cooperação firmado entre as instituições para a promoção de mais segurança à Cidade Universitária e comunidade no entorno e de cursos e formação para os policiais.
O reitor Marcelo Turine ressaltou que “a segurança é fundamental tanto para a seguridade dos docentes, técnicos administrativos, estudantes e toda a comunidade da região, quanto para a seguridade do patrimônio científico da Universidade, que é também riquíssimo e único”.
Para o secretário municipal de Segurança e Defesa Social, Valério Azambuja, a cooperação com a universidade falou que as instituições começaram a olhar para a sociedade de forma mais integrada, compartilhando suas potencialidades.
Segundo Fernando Nogueira, professor e ouvidor da UFMS, por conta de uma nova legislação referente ao desarmamento no Brasil os servidores da Universidade já não poderiam utilizar as armas que foram entregues. Para honrar o investimento feito anteriormente nesses equipamentos, a administração da Universidade buscou então outra instituição que pudesse utilizá-los. Todo o processo foi feito sob o acompanhamento da Polícia Federal e Exército.
(*) Informações coma à UFMS.