Search

Vereador Dr. Victor Rocha defende a importância de psicólogos e assistentes sociais nas escolas municipais da Capital

Na segunda-feira (24), o vereador Dr. Victor Rocha (PP) marcou presença na Audiência Pública da Comissão de Saúde, realizada na Câmara Municipal de Campo Grande, para discutir o desafio da saúde mental na educação. Durante sua fala, o vereador defendeu a necessidade da presença de psicólogos e assistentes sociais nas 205 escolas municipais da capital.

De acordo com Dr. Victor Rocha, muitos alunos estão vulneráveis a abusos físicos e psicológicos e a presença desses profissionais nas escolas pode contribuir na identificação desses casos e encaminhamento para o tratamento adequado. O vereador é o autor da Lei 7.000, publicada em janeiro deste ano, que estabelece diretrizes da Rede de Atenção Psicossocial para Pessoas Acometidas de Sofrimento e Transtorno Mental em Campo Grande.

Dr. Victor Rocha também ressaltou a importância de um concurso público para garantir a continuidade do trabalho dos profissionais do Centro de Apoio Psicossocial, como médicos, psiquiatras, psicólogos, assistentes sociais e enfermeiros, para um melhor atendimento aos pacientes com transtornos mentais.

A audiência contou com a participação da Comissão Permanente de Educação e Desporto, que propôs encaminhamentos como o fortalecimento do SUS, a melhoria do acolhimento nas unidades escolares e ampliação do número de profissionais que atendam pelo IMPCG para dar conta da demanda, a revisão da estrutura e condições de trabalho dos professores, além da ampliação de cursos de aperfeiçoamento em saúde mental e atenção psicossocial. A Comissão também destacou a importância da gestão democrática e parcerias com profissionais de esportes e atividades para o desenvolvimento integral dos alunos. O presidente da Comissão, vereador Prof. Juari, concluiu a audiência com esses pontos de encaminhamento.