O lateral-direito Igor Julião, do Fluminense, compartilhou vídeo nas redes sociais em que o atacante Yony González é supostamente vítima de racismo por parte de torcedores do Grêmio. O defensor fez críticas ao episódio e pediu “medidas urgentes”.
– A ascensão de classe que o esporte nos proporciona incomoda muita gente. O Futebol não pode ser o lugar que racistas, xenofóbicos, misóginos e homofóbicos vomitarão seus absurdos e ficarão impunes. Medidas precisam ser tomadas URGENTE – publicou o jogador do Flu.
O vídeo compartilhado por Julião é uma parte da publicação do Fluminense sobre os bastidores da vitória histórica sobre o Grêmio, no último domingo, em Porto Alegre, pela terceira rodada do Campeonato Brasileiro. Quando Yony marca o quinto gol, o da vitória do Flu, é possível ouvir xingamentos vindos das arquibancadas.
Também nas redes sociais, o Fluminense afirmou que “um grande jogo entre dois gigantes não tem lugar para o racismo”. A reportagem procurou a diretoria do Grêmio, e a reposta foi: “se tiver uma situação concreta a examinar, proveniente de sua torcida, o fará para estabelecer o devido processo legal”. Depois do contato, o clube gaúcho também mandou mensagem para os torcedores.
(*) Informações com o Globoesporte.com
O Fluminense sempre será contra qualquer tipo de discriminação. O esporte traz mensagens de união que não dão espaço ao preconceito. Um grande jogo entre dois gigantes não tem lugar para o racismo. #TimeDeTodos
— Fluminense F.C. (@FluminenseFC) May 7, 2019
O Grêmio informa sua torcida e demais entes que tomou conhecimento do vídeo publicado nas redes sociais que sugere injúria racial contra o atleta Yony González, do Fluminense. O Clube está apurando o ocorrido e de antemão manifesta seu inteiro repúdio a todos os tipos de injúria.
— Grêmio FBPA (@Gremio) May 7, 2019