A cidade de Nova Alvorada do Sul (MS), sediará um dos maiores eventos do setor sucroenergético do país. A 1ª Expocanas, que acontecerá entre os dias 29 de março e 2 de abril de 2023, tem como objetivo difundir novas tecnologias voltadas ao Agronegócio e se tornar referência nacional nesse segmento.
Com mais de 106 mil hectares plantados com cana-de-açúcar, a cidade é a primeira no ranking nacional nessa categoria. Além disso, sua capacidade empreendedora e importância para a economia do setor atraíram a presença de pelo menos 35 multinacionais, que já confirmaram participação na feira. A Expocanas acontecerá em uma área de 14 hectares às margens da BR 163, a apenas 2 quilômetros do município.
O prefeito de Nova Alvorada do Sul, José Paleari, destaca que sediar eventos dessa natureza coloca a cidade no circuito que gera desenvolvimento para o país. Ele ressalta que o estado tem investido na produção de riquezas por meio da industrialização e que eventos como esse fortalecem o Agronegócio sul-mato-grossense.
A exposição, que tem como objetivo promover a difusão de novas tecnologias de produção e cultivo, visa mostrar a potencialidade, economia, inovação e bioenergia da cidade. As empresas participantes utilizarão o evento como vitrine para lançamentos de produtos e serviços em tecnologia no campo.
A feira acontecerá em uma área de mais de 140 mil m², com campos tecnológicos e de variedades de cana-de-açúcar, soja e milho, além de stands com máquinas, veículos, produtos e serviços, e uma grande praça de alimentação. A Expocanas foi criada com o objetivo de reunir as maiores empresas e profissionais do segmento para evidenciar o que há de mais moderno para o setor, desde o preparo da terra até a colheita.
O evento é uma realização da Prefeitura Municipal de Nova Alvorada do Sul, Câmara Municipal de Vereadores, Governo do Estado e Agrícola MV, e conta com o apoio de diversas entidades do setor. A expectativa é que a 1ª Expocanas se consolide como um importante destino do setor produtivo do Agronegócio brasileiro.