Foi sancionada nesta manhã (8/8), pelo prefeito Marquinhos Trad, a Lei nº 6.249/19, do vereador Dr. Cury, que libera a entrada de animais de estimação em hospitais públicos para visitas a pacientes internados no Município de Campo Grande.
Para a entrada do animal nos hospitais, a lei estabelece alguns pré-requisitos, como a prévia autorização do médico, animal higienizado, laudo veterinário atestando as boas condições de saúde e a carteira de vacinação atualizada, com anotação da vacinação múltipla e antirrábica, assinada por médico veterinário com registro no órgão regulador da profissão, além de estar em caixas de transporte, podendo estar em guias presas por coleiras ou similares. A entrada do animal dependerá de autorização da comissão de infectologia do hospital.
Autor da proposta, o vereador Dr. Cury ressaltou a importância da lei no município. “É uma necessidade de todos que amam as pessoas, os animais e de quem tem Deus dentro de si. É estudada e comprovada a influência positiva que os animais têm na saúde humana. Além de serem excelentes companhias, os animais fazem bem à saúde e são verdadeiros protetores e cuidadores. A possibilidade do animal de estimação visitar seu dono no momento de uma enfermidade poderá sim, ajudar na recuperação”, afirmou Dr. Cury.
A entrada dos animais não será permitida nos seguintes setores hospitalares: de isolamento; de quimioterapia; de transplante; de assistência a pacientes vítimas de queimaduras.
(*) Informações com a Assessoria do Vereador.