Search

Câmara aprova projeto que valoriza a literatura regional na educação

Em segunda votação nesta quinta-feira (17), os vereadores aprovaram o Projeto de Lei 9.927/21, que cria o Programa Municipal de Agentes de Leitura. De autoria dos vereadores Ronilço Guerreiro e Dr. Victor Rocha, a proposta quer facilitar o acesso ao livro e incentivar a leitura, como ação cultural planejada de inserção social e de desenvolvimento humano.

O projeto nomeado “CG+ Cultura Regional: uma cidade de leitores” quer valorizar a cultura regional através da distribuição de livros de autores regionais aos professores e alunos da rede municipal. Além de valorizar escritores, se sancionada a lei também vai beneficiar editoras e gráficas do Estado.

O vereador Victor Rocha destaca que o projeto foi analisado pelas comissões da Câmara de Vereadores e agora segue para sanção do prefeito Marquinhos Trad. “O projeto não cria ônus para o município, pois utiliza os livros que já são comprados pelo poder executivo para escolas e creches e traz imensos benefícios aos alunos e escritores”, explica.

“Precisamos valorizar nossos produtores de cultura. Temos muitas obras literárias fantásticas e que não conseguem espaço para entrarem na lista de livros didáticos e paradidáticos de nosso município e até do Estado. Por isso acho importante que tenhamos esse olhar que incentiva nossos escritores a seguirem criando”, comentou Guerreiro.