A campanha natalina “Caixa Encantada”, promovida pelo Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, atingiu um feito notável ao arrecadar cerca de 45 mil brinquedos destinados a crianças e adolescentes assistidos em 300 instituições. O encerramento da ação, prestigiado pelo governador Eduardo Riedel e pela primeira-dama e madrinha da campanha, Mônica Riedel, ocorreu na tarde desta segunda-feira (11) no Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo.
Participaram do evento 250 crianças convidadas de cinco instituições, incluindo a Associação Kodomokai de Karatê, Clube de Mães da Vila Fernanda, Instituto Jardim de Deus, Projeto Atos de Um Vencedor, Associação de Moradores das Vilas Adelina Maciel e Colonial, e Associação Parque do Sol.
Eduardo Riedel enfatizou a importância do evento, afirmando: “Essas 250 crianças estão simbolizando as 45 mil que vão receber um presente. Mas as que estão aqui vão ter uma tarde inesquecível, com teatro, dança, alegria, música, aquelas coisas que todos nós gostamos. E sem dúvida nenhuma elas vão sair daqui com uma experiência única de conhecer o Parque dos Poderes, o Centro de Convenções, do nosso Estado e Capital, que eles que não têm acesso no dia a dia”.
As crianças foram recepcionadas por personagens circenses, desfrutaram de espetáculos de música e teatro, participaram de lanche e brincadeiras, receberam a visita do Papai Noel e ganharam brinquedos. O Centro de Convenções, local da programação, era desconhecido para a maioria delas, proporcionando uma experiência única.
“A ideia é que saíssem um pouco do ambiente delas. Pois são crianças que não têm oportunidade de sair do bairro, devido a uma série de dificuldades e quando conseguem é uma aventura chegar em um local que talvez nunca tivessem oportunidade de conhecer, um ambiente totalmente diferente. E com um dia cheio de atividades lúdicas, que faz bem para toda criança”, explicou Mônica Riedel.
A iniciativa da Segov (Secretaria de Estado de Governo e Gestão Estratégica) em parceria com a SAD (Secretaria de Estado de Administração) recebeu elogios da representante da Associação de Moradores e do Grupo de Mulheres do Tarumã, Emília Diniz. “Agradeço a oportunidade de as crianças terem um dia de lazer. Elas vieram eufóricas. É uma sensação muito legal. Muitas mães não têm condições de proporcionar isso que elas estão tendo acesso, então esse cuidado é muito importante”.
A campanha teve início em 30 de outubro, com a arrecadação de 2,5 mil brinquedos na Corrida dos Poderes, realizada em comemoração ao Dia do Servidor Público. Além da capital Campo Grande, a “Caixa Encantada” estendeu-se por todos os municípios de Mato Grosso do Sul, com as Forças de Segurança Pública e a SED (Secretaria de Estado de Educação) responsáveis por distribuir localmente as doações arrecadadas.