fbpx
Search

Deputada Gleice conecta reinvindicações de indígenas de Dourados a agenda do MPI

Em Dourados, representantes do Ministério dos Povos Indígenas se reuniram com lideranças indígenas, autoridades de Mato Grosso do Sul, membros do Cimi, professores e acadêmicos da Faind para dar continuidade às pautas das comunidades indígenas locais. O Secretário Executivo do Ministério, Eloy Terena, recebeu as reivindicações que já haviam sido levadas a Brasília duas semanas atrás pela deputada estadual Gleice Jane (PT), que se encontrou com Eloy e outros ministérios para discutir os desafios enfrentados pelas comunidades.

Durante o encontro, a parlamentar destacou a importância de levar as vozes indígenas a Brasília e garantir a implementação de políticas públicas necessárias para atender às demandas das comunidades. Um dos pontos discutidos foi o saneamento básico nas aldeias, incluindo regiões que enfrentam problemas jurídicos. A deputada sugeriu a implementação de serviços itinerantes e caminhões-pipa nas áreas de retomada, para que as crianças que ali vivem tenham acesso à educação, mesmo em locais onde não seja possível construir escolas.

Outro tema abordado foi a segurança especializada nas comunidades indígenas e o trabalho com a juventude para enfrentar os desafios enfrentados por elas. Além disso, Gleice mencionou a necessidade de mapear entidades para se inscrever em programas como o Pronasci do Ministério da Justiça, que busca incentivar a cultura como forma de combater as violências. Ela também enfatizou a importância do apoio financeiro à Funai para garantir a efetividade das políticas indígenas em Mato Grosso do Sul. Como parte das demandas levadas ao seu mandato, a deputada petista defendeu a criação de uma Casa da Mulher Indígena em Dourados, levando em consideração escutas qualificadas realizadas em assentamentos, aldeias e com diversas entidades e movimentos sociais.