fbpx
Search

Deputada Gleice Jane cita agressão política a Camila Jara e reafirma compromisso com valorização das mulheres

Deputada Gleice Jane diz ser inaceitável qualquer forma de ofensa às mulheres no espaço político

Na tribuna da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS), durante a sessão plenária desta manhã (29), a deputada estadual Gleice Jane (PT) enfatizou a importância da valorização das mulheres nos espaços públicos e abordou a questão da violência de gênero.

Gleice Jane ressaltou que as mulheres que estão na política enfrentam diversos desafios para ocupar esses espaços, sendo o primeiro deles a superação da cultura da exploração do trabalho doméstico. Ela destacou que as mulheres são sobrecarregadas com uma demanda de trabalho doméstico muito maior do que os homens, o que historicamente as relegou ao espaço privado.

A parlamentar também mencionou que desde a infância, os espaços destinados a meninos e meninas são bem definidos. Enquanto os meninos são incentivados a brincar com bolas e carrinhos, remetendo aos espaços públicos, as meninas recebem bonecas e outros brinquedos que remetem ao espaço privado. Essa construção social limitadora persiste na sociedade, e quando as mulheres tentam romper essas barreiras, enfrentam violência de gênero na política.

Gleice Jane ressaltou que as mulheres precisam se esforçar mais do que os homens em todas as áreas, estudar mais e trabalhar mais para serem reconhecidas. Ela destacou que muitas vezes as mulheres não são vistas como pessoas capazes de participar de debates políticos, mas sim como corpos ocupando espaços públicos. A deputada citou o caso da deputada federal Camila Jara (PT), que foi desvalorizada por um jornal local com um termo pejorativo.

A deputada reiterou que é inaceitável qualquer forma de ofensa às mulheres no espaço político. Ela enfatizou que a política não foi pensada para as mulheres, mas mesmo assim elas decidiram há mais de um século ocupar espaços de poder. Gleice Jane afirmou que é necessário respeitar esses espaços e reconhecer as necessidades das mulheres na política, como uma educação de qualidade para as crianças e segurança. Ela concluiu afirmando que as mulheres na política estão unidas e não aceitarão mais esse tipo de ofensa.

A luta pela valorização das mulheres nos espaços públicos é fundamental para construir uma sociedade mais igualitária e justa. É preciso reconhecer e valorizar a participação das mulheres na política, garantindo que sejam tratadas com respeito e consideração.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *