Search

Deputada Gleice Jane cobra valorização salarial das professoras contratadas pelo governo

deputada estadual Gleice Jane, do Partido dos Trabalhadores (PT), utilizou a tribuna para cobrar a valorização salarial das professoras contratadas pelo Governo do Estado. Segundo ela, a nova tabela salarial publicada pelo Poder Executivo resultou em uma diminuição nos salários dessas profissionais.
deputada estadual Gleice Jane, do Partido dos Trabalhadores (PT), utilizou a tribuna para cobrar a valorização salarial das professoras contratadas pelo Governo do Estado. Segundo ela, a nova tabela salarial publicada pelo Poder Executivo resultou em uma diminuição nos salários dessas profissionais.

Na última sessão ordinária da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS), a deputada estadual Gleice Jane, do Partido dos Trabalhadores (PT), utilizou a tribuna para cobrar a valorização salarial das professoras contratadas pelo Governo do Estado. Segundo ela, a nova tabela salarial publicada pelo Poder Executivo resultou em uma diminuição nos salários dessas profissionais.

Gleice Jane faz parte da Comissão Permanente de Educação, Cultura e Desporto e aproveitou a Semana da Mulher para destacar a importância de discutir a situação das professoras, que representam 66% da categoria. A baixa remuneração das profissionais da Educação está diretamente relacionada à desvalorização do trabalho. Apesar da promessa de equiparação salarial entre as professoras contratadas e as efetivas, essa medida ainda não foi implementada.

No dia 29 de fevereiro, o Governo do Estado publicou o Decreto 16.394, que estabeleceu os valores de remuneração para os professores temporários com carga horária de 40 horas semanais. Após análise, constatou-se que houve perdas salariais com a nova tabela. Professores graduados tiveram uma redução de 1% em seus vencimentos, enquanto aqueles com especialização sofreram um prejuízo de aproximadamente R$ 600 mensais no salário base. Para as professoras com doutorado, o impacto foi de cerca de R$ 800.

Em resposta às críticas, o deputado Caravina, do PSDB, explicou que a diminuição salarial se deve ao tempo de contratação, pois o mês de janeiro não foi considerado, já que os professores não estavam em sala de aula. No entanto, Gleice Jane rebateu essa justificativa, ressaltando que as despesas dos profissionais continuam em janeiro, como aluguel, alimentação e sustento da família.

Ao final de seu discurso, a deputada Gleice Jane pediu uma solução para a desvalorização salarial das professoras contratadas e instou o governo a apresentar uma nova proposta que efetivamente aumente os salários dos profissionais da Educação. Ela também cobrou a realização de um concurso público, uma vez que 60% da categoria ainda não são efetivos.

A valorização salarial das professoras é fundamental para garantir a qualidade da educação e reconhecer a importância dessas profissionais na formação das futuras gerações. É necessário que o governo atue de forma responsável e comprometida, buscando soluções que promovam a equidade e o respeito aos direitos trabalhistas das professoras contratadas.