Search

Eduardo Riedel anuncia linha direta do governo federal para tratar projetos importantes em MS

O governador Eduardo Riedel afirmou que as prioridades imediatas para Mato Grosso do Sul, tais como os investimentos da rota bioceânica, a relicitação da ferrovia Malha Oeste e a concessão de rodovias, foram bem recebidas pelo Governo Federal.

Ele também destacou que foi aberta uma linha direta com a Casa Civil para tratar destes assuntos. Riedel participou de uma série de agendas em Brasília, incluindo uma reunião com o presidente da República, Luís Inácio Lula da Silva e os demais governadores para defender esses projetos que transformarão Mato Grosso do Sul.

“A gente percebe no Governo Federal uma retomada de diálogo. Isso é muito importante. Já se formou uma linha direta com a Casa Civil para que a gente possa avançar em grandes projetos como a concessão de rodovias federais, o acesso à ponte de Porto Murtinho com a Rota Bioceânica, que está sendo conclusa, assim como toda a relicitação da Malha Oeste e a retomada da UFN-III”, destacou o governador.

Além dos projetos já mencionados, o governador Eduardo Riedel também destacou a parceria com o Estado do Paraná para a viabilização da “Nova Ferroeste”, que ligará Maracaju (MS) ao Porto de Paranaguá (PR). Ele afirmou que combinou com o presidente Lula da Silva uma visita ao Paraná para discutir o projeto, prevista para acontecer até abril. Riedel enfatizou que projetos como esses são importantes para o desenvolvimento do estado e precisam de diálogo, canal direto e bom planejamento para serem executados.

O governador Eduardo Riedel também discutiu com o Governo Federal as perdas dos estados com a redução das alíquotas de ICMS (Imposto sobre Operações Relativas à Circulação de Mercadorias e Serviços) em diversos setores. Ele destacou a importância da participação do Governo Federal nesta discussão, pois ela afeta diretamente o pacto federativo, afetando não só Mato Grosso do Sul, mas todos os 26 estados e o Distrito Federal. O ministro Fernando Haddad se comprometeu a buscar uma solução definitiva para essas questões tributárias junto a AGU (Advocacia-Geral da União).

Durante o encontro com o presidente Luís Inácio Lula da Silva, o governador Eduardo Riedel assinou junto com os demais governadores uma carta em defesa da democracia, reafirmando o compromisso com o Estado Democrático de Direito. A carta tem como objetivo mostrar a união dos governadores em defesa da democracia e das instituições brasileiras. O governador Riedel destacou a importância da defesa da democracia e do Estado de Direito para o desenvolvimento e fortalecimento do país.