Em Sessão Solene do Dia da Mulher, realizada no dia 9 de março, na Câmara Municipal de Campo Grande, o vereador Dr. Lívio (PSDB) homenageou duas mulheres que se destacam pelas suas atividades frente a trabalhos voluntários e em defesa pelos direitos do cidadão.
As homenageadas do vereador com a Medalha Legislativa Celina Martins Jallad foram:
Elaine Oshiro, que desenvolve trabalho voluntário junto à Fraternidade Sem Fronteiras e que integra o grupo MS Acolhe, proporcionando acolhimento de dezenas de famílias venezuelanas; e
Darlene Cavalcante, ex-diretora geral na Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul, e que atualmente dedica-se em tempo integral a várias frentes de trabalho cristão-espírita, sendo a atual presidente da Federação Espírita de Mato Grosso do Sul.
“Além da homenagem, a entrega dessas medalhas representa também um momento de reflexão, de lembrarmos das lutas de tantas mulheres de ontem e de hoje. A elas minha profunda gratidão por tudo que aprendi e aprendo”, disse dr. Lívio.
Violência contra a mulher
Dr. Lívio é autor da Lei 6.061, aprovada em 2018, que institui o Programa Recomeçar. O programa trata de ações de combate à violência contra a mulher com foco na reabilitação do agressor, por meio de tratamento com uma equipe multidisciplinar. Mas a lei precisa ainda ser regulamentada pelo Poder Executivo municipal. “Esperamos que isso aconteça logo. Nossa intenção é combater a cultura do machismo, quebrar o ciclo da agressão”, explica o vereador. O Recomeçar estabelece alguns critérios, afinal, infelizmente, nem todo agressor estará em condições de passar por um programa de reabilitação (dependente químico com alto grau de comprometimento, por exemplo).