Search

Governador Eduardo Riedel Elogia Papel Transformador da UEMS na Posse do Reitor Laércio Alves de Carvalho

Em uma noite marcada por simbolismo e compromisso com a educação superior de qualidade, o governador Eduardo Riedel participou da posse do reitor da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Laércio Alves de Carvalho, que assumirá a liderança da instituição pelos próximos quatro anos. Durante o evento realizado ontem (26), Riedel destacou a importância inclusiva e transformadora da universidade no cenário educacional do Estado.

Riedel enfatizou o prestígio e a credibilidade da UEMS, destacando a transformação que a instituição sofreu ao longo dos anos: “Foi uma noite especial, repleta de simbolismo, pois marcou a posse do reitor da UEMS. A universidade ganhou prestígio e credibilidade graças à competência de todos que contribuem para o seu sucesso. Este é o início de uma jornada de sucesso contínuo.”

O governador reforçou seu compromisso com um Estado próspero e inclusivo e elogiou a UEMS por promover esses valores: “Em uma sociedade ainda marcada pela desigualdade, a universidade desempenha um papel crítico e essencial na vida das pessoas. É fundamental que continuemos a oferecer oportunidades, especialmente aos estudantes que ingressaram por meio de cotas e programas de inclusão.”

O reitor Laércio Alves de Carvalho, reeleito neste ano para um novo mandato, agradeceu a presença do governador na cerimônia histórica: “Há 20 anos, a UEMS não tinha a honra de ter o governador presente em uma posse. Só tenho a agradecer. Este é um momento de grande honra e alegria, realizado no ano em que a UEMS completa 30 anos.”

Ele também enfatizou o compromisso da UEMS em continuar sua missão de proporcionar educação de qualidade em todo o estado e sua importância na promoção da interiorização do ensino superior. “Nossa missão é levar educação a todos os cantos do estado. Mais do que isso, é transformar vidas por meio de educação gratuita e de qualidade. Chegamos até aqui com o apoio de todas as instituições presentes. A UEMS nunca se rendeu e saiu ainda mais unida e forte após a pandemia.”

A solenidade ocorreu na sede da UEMS, em Dourados, e também marcou a posse de Luciana Ferreira da Silva como vice-reitora. Ambos ocuparão seus respectivos cargos até 2027.

A UEMS, presente em 28 cidades do estado, oferece educação de qualidade para estudantes de Mato Grosso do Sul, com 15 unidades universitárias e 13 polos de educação a distância. A instituição já formou inúmeros profissionais que atuam não apenas no estado, mas em todo o país.

Atualmente, a UEMS conta com 9 mil estudantes, oferecendo 70 cursos de graduação, quatro doutorados, 18 mestrados e dez cursos de especialização. Desde o início de sua história em 1993, a universidade formou mais de 22 mil profissionais e se destacou por seu sistema de cotas, que beneficiou 300 egressos, 625 indígenas e 950 estudantes negros. A UEMS é um símbolo de educação gratuita e de qualidade que contribui para o desenvolvimento do estado.

O prefeito de Dourados, Alan Guedes, destacou o papel da UEMS como a universidade do povo de Mato Grosso do Sul e sua importância na interiorização do ensino superior. O vice-governador José Carlos Barbosa, os secretários Eduardo Rocha (Casa Civil) e Marcelo Miranda (Setescc) e os deputados estaduais João César Mattogrosso, Renato Câmara e Gleice Jane também participaram da solenidade.