Natura e Avon, marcas renomadas no setor de beleza, estão inovando para aperfeiçoar a atividade de venda direta. As empresas criaram conselhos compostos por Consultores e Consultoras de Beleza para otimizar processos e fortalecer seus negócios. Este projeto, iniciado em 2022 pela Natura, foi ampliado após a integração com a Avon, unificando uma força de vendas de 1,8 milhão de consultores no Brasil e 3,5 milhões na América Latina.
Natura e Avon sempre colocaram o empreendedorismo no centro de seus negócios. Com a criação desses conselhos, as marcas buscam uma escuta ativa e construção conjunta com sua rede de consultores, garantindo que suas vozes sejam ouvidas e suas sugestões sejam implementadas. Esta iniciativa visa evoluir a proposta de valor da consultoria de beleza e melhorar os indicadores de performance, incluindo a satisfação e a renda das consultoras.
Cida Franco, diretora de Venda Direta de Natura e Avon, destaca que o conselho atua como consultoria e direcionamento para os negócios. “Acreditamos que nosso negócio faz sentido se for acompanhado dos 3 P’s: pertencimento, propósito e prosperidade. O Conselho fortalece a conexão com nossa rede, promovendo diversidade de ideias e elaboração conjunta. É um elo crucial entre rede e empresa, focado na evolução da consultoria e no planejamento estratégico”, afirma.
Os conselhos realizam reuniões mensais, online ou presenciais, com duração de até 8 horas na sede da empresa em São Paulo. A cada seis meses, novos membros são incluídos, garantindo diversidade de perspectivas e maior participação da geração Z, alinhada com as diretrizes da Natura para se aproximar deste público.
Nas reuniões, são abordados temas variados, desde o desenvolvimento de produtos cosméticos até estratégias de negócios e produtos digitais para a venda direta. Em abril, o Conselho Construtivo teve a oportunidade de dialogar diretamente com o Comitê Executivo de Natura &Co, discutindo propostas e construções sobre diversos temas.
Carol Martins, Consultora de Beleza da Natura e Avon, nível diamante de São Paulo, que participa do conselho desde a primeira turma, compartilha sua satisfação. “Ver soluções aplicadas que surgiram de debates no conselho é gratificante. É crucial na construção de uma consultoria saudável e próspera”, declara.
Elen Diana, Consultora e Treinadora de Beleza nível ouro de Manaus, participa pela primeira vez e sente a responsabilidade de dar voz aos consultores. “Tenho contato diário com a rede através de treinamentos e, agora, posso propor melhorias diretamente. O Conselho reforça que Natura e Avon valorizam e fortalecem nossa função”, comenta.
Próximos Passos e Liderança
A empresa está expandindo a iniciativa para incluir líderes de negócios. O novo Conselho Construtivo de Líderes de Negócios da Natura e da Avon, previsto para maio, contará com 10 pessoas de diferentes regiões do país. “Buscamos capturar percepções de nossos líderes para aperfeiçoar processos e incluir melhorias, tratando temas comuns sob enfoques diferentes. Nosso intuito é ter uma visão ampla para que Natura e Avon alcancem mais consumidores”, explica Cida Franco.
Sobre a Natura
Fundada em 1969, a Natura é uma multinacional brasileira líder em venda direta de cosméticos. Com 2 milhões de consultoras na América Latina, a empresa foi a primeira de capital aberto a receber a certificação de empresa B no mundo, destacando sua atuação sustentável. Natura é também a primeira empresa brasileira a obter o selo “The Leaping Bunny” da Cruelty Free International, comprovando seu compromisso com a não realização de testes em animais.
Para mais informações, visite Natura ou acesse os perfis da empresa no LinkedIn, Facebook e Instagram.