fbpx
Search

Prefeito de Coxim e Governador Eduardo Riedel discutem instalação de fábrica de ração para piscicultura

O prefeito de Coxim, Edilson Magro, juntamente com vereadores e técnicos municipais, teve uma reunião nesta segunda-feira (05) com o governador Eduardo Riedel, com o objetivo de discutir a viabilidade da instalação de uma fábrica de ração no município. A proposta visa atender a crescente demanda da piscicultura e impulsionar o setor, que vem apresentando um aumento significativo.

Durante o encontro, o prefeito ressaltou a importância do desenvolvimento da cidade de Coxim e a necessidade de fortalecer a piscicultura. A instalação da fábrica de ração é vista como fundamental para impulsionar a produtividade do setor. O prefeito Edilson afirmou: “Queremos incrementar a piscicultura em nossa cidade e, para isso, precisamos de uma fábrica de ração. Contamos com os incentivos do Governo do Estado, que se colocou à disposição, assim como a prefeitura municipal está disposta a oferecer suporte à iniciativa privada interessada em se estabelecer em nossa cidade”.

Além do governador, estiveram presentes na reunião os secretários de Estado, Pedro Caravina (Governo e Gestão Estratégica) e Eduardo Rocha (Casa Civil), bem como o deputado estadual Zeca do PT, que apoia a iniciativa.

O deputado destacou o potencial da cidade de Coxim na piscicultura e aquicultura, ressaltando o conhecimento especializado presente no polo acadêmico local. No entanto, ele mencionou que o custo da ração é um entrave para o crescimento do setor. Portanto, a implantação de uma fábrica de ração em Mato Grosso do Sul é crucial para impulsionar o crescimento desse setor estratégico na produção de alimentos e pescado. Segundo o parlamentar, já existem grupos empresariais interessados nesse empreendimento.

Mato Grosso do Sul ocupa a segunda posição no país em exportação de pescado, principalmente de tilápias. No ano passado, a receita das exportações brasileiras de peixes aumentou 15%, atingindo a marca de US$ 23,8 milhões, um recorde, de acordo com dados da Embrapa Pesca e Aquicultura em parceria com a Associação Brasileira da Piscicultura (Peixe BR).