As intensas chuvas que atingiram a região sudoeste de Mato Grosso do Sul recentemente causaram estragos que foram avaliados neste domingo (26) pelo governador Eduardo Riedel.
O trabalho neste domingo começou com um sobrevoo sobre as principais áreas afetadas, onde foi possível precisar os principais pontos de alagamento, que envolvem estradas e pontes. Esse foi o ponto de partida para a definições de ações.
Riedel após o sobrevoo se reuniu com os prefeitos de Bonito, Bela Vista, Bodoquena, Porto Murtinho, Guia Lopes da Laguna, Jardim, Nioaque e Miranda para ouvir as demandas de cada município.
Durante o encontro com os prefeitos, realizado em Bonito, Eduardo Riedel afirmou que se é problema dos municípios, é problema do Estado e que vão atacar de imediato os problemas com o reforço de maquinário.
O governador cobrou dos municípios que se organizem e passem relatórios detalhados e específicos para atender quem precisar de ajuda nesse momento. A previsão é que, havendo trégua das fortes chuvas, os maquinários dos municípios e os oferecidos pelo Estado entrem em ação e em até três semanas as estradas afetadas possam voltar a receber normalmente o fluxo de veículos.
Há a preocupação com a locomoção dos moradores que usam essas rodovias para rotinas diárias, como questões de saúde, estudos e trabalho.
Outra preocupação é econômica, já que tais estradas são essenciais para a logística do escoamento da safra, que se avizinha. O apoio com maquinário é um dos pontos da ação conjunta para atender o sudoeste sul-mato-grossense, já que existem outras questões, como o fornecimento de óleo diesel para essas máquinas, além de trabalhadores para operarem as mesmas, discutidas entre prefeitos e o governador Eduardo Riedel nesta manhã de domingo.