Campo Grande, MS – 08 de maio de 2024 – Diante da situação crítica no Rio Grande do Sul, devastado pelas piores enchentes da história, o Governador Eduardo Riedel colocou o Governo de Mato Grosso do Sul em ação para auxiliar as vítimas da tragédia. Nesta quarta-feira (8), foram enviados dois caminhões com água potável e equipes de resgate para reforçar o apoio ao estado gaúcho.
“Estamos trabalhando incansavelmente para apoiar o Rio Grande do Sul e nossos irmãos gaúchos neste momento tão difícil”, afirmou o Governador Riedel. “Mobilizamos equipes e recursos para auxiliar no resgate de pessoas, na distribuição de água potável e na entrega de insumos médicos essenciais.”
Além dos dois caminhões com água, uma equipe de dez profissionais da Defesa Civil de MS também foi enviada para auxiliar nas ações de resgate e logística. A previsão é que o grupo chegue a Porto Alegre, capital do RS, em até 60 horas.
Nos próximos dias, ainda serão enviados caminhões com alimentos e insumos médicos. Na terça-feira (14), 19 médicos de MS também se deslocarão para Porto Alegre para auxiliar no atendimento às vítimas das enchentes.
A Sanesul, empresa de saneamento de MS, também está mobilizada para auxiliar o RS. A empresa já enviou 30 mil unidades de copos descartáveis e está preparando uma equipe de técnicos para auxiliar na reparação dos sistemas de água potável danificados pelas inundações.
“Estamos prontos para ajudar o Rio Grande do Sul de todas as formas possíveis”, disse o diretor-presidente da Sanesul, Renato Marcílio. “Nossa equipe está preparada para atuar na recuperação dos sistemas de água e garantir o abastecimento da população afetada pelas enchentes.”
As ações de ajuda humanitária do Governo de MS são realizadas em conjunto com a Defesa Civil do estado e a Secretaria de Estado de Saúde (SES). A Coordenadoria Geral de Policiamento Aéreo (CGPA) da Sejusp também está colaborando com a operação, utilizando um helicóptero para resgatar pessoas ilhadas e transportar medicamentos para cidades do interior do RS.
As chuvas que atingiram o Rio Grande do Sul no início de maio provocaram as maiores enchentes da história do estado. Até o fim desta terça-feira (7), as inundações já deixaram 90 mortos, 132 desaparecidos e 361 feridos. Mais de 1,3 milhão de pessoas foram afetadas e mais de 155 mil estão desalojadas.
“A situação no Rio Grande do Sul é extremamente grave e exige a mobilização de todos os esforços para ajudar as vítimas”, disse o Governador Riedel. “Estamos fazendo tudo o que está ao nosso alcance para auxiliar o estado gaúcho e seus habitantes neste momento de dor e sofrimento.”
O Governo de MS também pede a colaboração da população para auxiliar as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul. Doações de alimentos, água potável, roupas, colchões, cobertores e outros itens de primeira necessidade podem ser entregues em pontos de coleta espalhados pelo estado.
#MS #Riedel #RioGrandeDoSul #enchentes #inundações #solidariedade #ajuda #doações
Para mais informações:
- Secretaria de Estado de Comunicação e Cultura de MS: (67) 3320-3200
- Defesa Civil de MS: (67) 3320-3800
- Site do Governo de MS: https://www.ms.gov.br/