O ex-secretário municipal de Fazenda de Sidrolândia, o vereador Claudinho Serra (PSDB), foi preso na manhã desta quarta-feira (3) em uma nova fase da operação contra a corrupção no município. Além dele, genro da prefeita Vanda Camilo (PP), a 3ª fase da operação Tromper cumpre mais sete mandados de prisão e 28 de busca e apreensão pelos desvios na prefeitura municipal.
O GECOC (Grupo de Atuação Especial de Combate à Corrupção) e o GAECO (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado) estão investigando a existência de uma organização criminosa voltada para fraudes em licitações e contratos administrativos, pagamento de propina a agentes públicos municipais e desvios de recursos públicos. Segundo o Ministério Público Estadual, o grupo foi beneficiado por aproximadamente R$ 15 milhões em contratos com a prefeitura municipal de Sidrolândia, atuando na área de engenharia e pavimentação asfáltica.
Esta é a terceira fase da operação Tromper, que já deflagrou duas ações anteriores contra a corrupção no município. No entanto, é a primeira vez que a ação atinge integrantes da gestão de Vanda Camilo. Claudinho Serra, mesmo sendo genro da prefeita, foi nomeado secretário de Fazenda, mas acabou deixando o cargo para assumir a vaga de suplente de João Rocha (PP) na Câmara Municipal. Recentemente, ele foi efetivado como vereador após a renúncia de Ademir Santana.
A operação Tromper conta com o apoio operacional do Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE), do Batalhão de Choque e da Força Tática da Polícia Militar do Estado de Mato Grosso do Sul. O nome “Tromper”, que dá nome à operação, significa “enganar” em francês.