O vereador Dr. Victor Rocha (PP) usou a palavra na sessão desta terça-feira (09) para se pronunciar favorável a decisão do prefeito Marquinhos Trad de congelar o IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) em 2022.
“Eu sou favorável ao reajuste zero e digo em nome do PP (Partido Progressista), que somos favoráveis a ação que vai beneficiar todos os campo-grandenses. Votei favoravelmente ao projeto, pois sei do benefício que trará para nossa gente, que tanto já sofreu com impactos da pandemia. Isso sim é fazer justiça social”, afirmou o vereador.
De acordo com a prefeitura, a decisão de reajusta zero visa não penalizar o contribuinte do fisco municipal, em razão dos reflexos da pandemia da COVID-19. Para abrir mão da receita, a Prefeitura levou em consideração o fato de o Município se encontrar em situação de calamidade pública, homologada e referendada pela Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso do Sul, o que legalmente viabiliza a ação de abrir mão de receita.
“Justiça social. Não é correto o gestor arrochar com impostos, acima da capacidade econômica, o cidadão que sofreu um baque muito grande durante a pandemia. É uma medida excepcional. O imposto poderia ser cobrado, como todos os anos, baseado na inflação, se a vida estivesse normal. Fechar os olhos à diminuição da capacidade econômica da cidade é virar as costas à realidade”, justificou o prefeito.