Search

FOTOS: Marinha envia hoje navio hospital de campanha para São Sebastião

A Marinha Brasileira envia maior navio da frota para atuar como hospital de campanha em São Sebastião. O Navio-Aeródromo Multipropósito Atlântico será o responsável por reforçar o atendimento médico aos desabrigados e desafogar hospitais da região, permitindo que estes priorizem os casos mais graves.

Com previsão de chegar na cidade amanhã (23), o Atlântico possui em sua estrutura seis helicópteros, três embarcações de desembarque de viaturas e duas lanchas. A ação contará com a participação de mais de mil militares, incluindo uma equipe de 28 profissionais de saúde, que estarão disponíveis no centro médico do navio.

A Marinha ainda enviará o Guarapari, uma embarcação de desembarque de carga com rampa capaz de atracar em praias para facilitar o resgate de vítimas em áreas ainda isoladas.

SOBRE O NAVIO

No dia 29 de junho de 2018, a Mostra de Armamento foi realizada na Base Naval de Sua Majestade, em Devonport, na cidade de Plymouth, no Reino Unido, marcando o início da singradura do Navio na Marinha do Brasil. O NAM “Atlântico”, HMS “Ocean” na Marinha Real Britânica, foi construído na década de 90 pela Kvaerner Govan e pela VSEL em Barrow-in-Furness, comissionado em setembro de 1998 e operou a partir da Base Naval de Devonport em Plymouth.

O HMS “Ocean” possui um histórico de serviço que incluiu operações navais em apoio a ações humanitárias no Kosovo e na América Central. Em 2000, participou da Operação Palliser na Serra Leoa e logo em seguida, operou no Oriente Médio no grupo de combate do HMS Illustrious na Guerra do Iraque. Em 2009, foi deslocado para a Ásia, novamente em operações navais e apoio a ações humanitárias. Em 2011, participou da Operação Unified Protector na Líbia e no ano seguinte, retornou à Inglaterra para reformas e participou posteriormente de operações navais no âmbito da Organização do Tratado do Atlântico Norte. Em 2017, o HMS “Ocean” participou da operação Ruman, por meio de operações navais em apoio a ações humanitárias nas ilhas do Caribe, afetadas pelo furacão Irma.

O nome Atlântico, escolhido para a embarcação, remete à saga das Grandes Navegações, que propiciaram o descobrimento do Brasil, entre outros notáveis feitos da Escola de Sagres. Além disso, o nome destaca a importância desse espaço oceânico na conformação da nação brasileira, em todos os períodos de sua história.

FOTOS DO NAVIO

[FAG id=5695]