Em agosto, a Natura Lançou sua Frota Verde, uma frota de carretas movidas a gás biometano. Essa iniciativa visa reduzir 80% das emissões de carbono. A substituição dos veículos a diesel por 20 novos movidos a combustível verde contribuirá para o cumprimento das metas da Visão 2030 da empresa. Foi planejado que as novas carretas façam o transporte unificado de matéria-prima, insumos e produtos acabados de Natura e Avon. Esse processo envolverá fornecedores, fábricas, hubs e centros de distribuição no estado de São Paulo.
Foi explicado por Eduardo Sá, diretor executivo de Operações e Logística da Natura, que um dos maiores desafios do projeto foi a unificação de três circuitos de entrega com um único fornecedor capaz de atender às demandas operacionais, especialmente a disponibilidade de veículos movidos a biocombustíveis. A Reiter Log foi escolhida como parceira, resultando também em uma redução significativa no custo de frete, economizando aproximadamente R$1,2 milhão anualmente. “Pretendemos ampliar ainda mais a nossa frota verde e, neste momento, estamos estudando a rota São Paulo-Minas Gerais com nossos fornecedores e toda a nossa rede de parceiros para criar um corredor verde com pontos de abastecimento”, acrescenta.
Josie Romero, vice-presidente de Operações e Logística da Natura, destacou que o projeto é um marco importante para a empresa, pois a Natura tem um compromisso público para acelerar a agenda de baixo carbono. “Temos a meta de zerar as emissões líquidas de carbono para escopo 1 e 2 e reduzir 42% do escopo 3 até 2030, seguindo a iniciativa Science Based Targets (SBTi). A implementação dessa frota verde não só permitirá melhorar o nível de serviço com qualidade e segurança, mas também colaborar para a construção de um futuro mais sustentável. Promover mudanças estruturais exige o engajamento de todos os nossos fornecedores e estamos trabalhando intensamente para que nossos parceiros adotem práticas sustentáveis e regenerativas em suas cadeias”, destaca a executiva.
Para alcançar suas metas, foi intensificado pela Natura o desenvolvimento de produtos e projetos focados na regeneração, conceito adotado pela companhia no final de 2023. Esse posicionamento parte do princípio de que os desafios globais demandam ações que vão além da sustentabilidade, exigindo não apenas a conservação, mas também a restauração do que já foi degradado pela ação humana, tanto do ponto de vista ambiental quanto social.
Para os consumidores, a regeneração se materializa em produtos como o primeiro hidratante corporal concentrado do mundo, Natura EKOS Concentrado de Castanha. Esse produto, resultado de três anos de estudos, possui apresentação inédita: ao misturar o creme concentrado de apenas 30ml com água, o consumidor transforma o produto em um poderoso hidratante de 250ml. O frasco, feito com plástico retirado dos rios da Amazônia, reutilizável, utiliza 81% menos material plástico em relação ao refil convencional, diminuindo em 55% a geração de resíduos. Em relação às emissões de CO2, o novo produto emite 38% menos gases de efeito estufa e requer 75% menos caminhões para o transporte.
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